Introdução: A cidade de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é conhecida por suas belas paisagens, tradições e festividades. Esta cidade portuguesa é uma das mais importantes do país e é considerada por muitos como a “capital das romarias”. Neste artigo, vamos explorar algumas das principais festas e romarias que acontecem na região.

Romarias Cerca da Pampilhosa da Serra

Romaria da Nossa Senhora da Pampilhosa

A Romaria da Nossa Senhora da Pampilhosa é a maior romaria da região, que acontece todos os anos em setembro. É uma celebração religiosa em honra a Nossa Senhora da Pampilhosa, uma das principais padroeiras da cidade. Durante a romaria, muitas pessoas se reúnem na cidade para participar das celebrações e orar para a santa.

O Que Acontece Durante a Romaria?

Durante a romaria, há celebrações religiosas, procissões, celebração de missas, música e muito mais. Além disso, as ruas são enfeitadas com bandeiras e flores, e as pessoas se vestem em trajes tradicionais. É uma oportunidade única de ver de perto a cultura local e as belas paisagens da cidade.

A Feira de São Mateus

A Feira de São Mateus é uma festa anual que acontece em junho na cidade de Pampilhosa da Serra. Esta festa é uma das maiores festas da região, e muitas pessoas vêm de todas as partes para participar. Durante a feira, há muitas atrações, como espetáculos de música, dança, teatro e outras formas de entretenimento. Além disso, há stands de comida, artesanato e produtos locais.

Romaria de Nossa Senhora das Dores

A Romaria de Nossa Senhora das Dores é uma festa anual que acontece em agosto na cidade de Pampilhosa da Serra. Esta romaria é organizada pela igreja local, e milhares de pessoas vêm de todos os cantos do país para participar. Durante a romaria, há muitas celebrações religiosas e procissões, além de outras atividades culturais.

Romaria da Nossa Senhora da Graça

A Romaria da Nossa Senhora da Graça é uma festa anual que acontece em julho na cidade de Pampilhosa da Serra.